O HGM de Codó irá participar de um importante evento científico e pesquisa de âmbito nacional que tem por objetivo avaliar a prevalência do vírus HTLV em parturientes. A pesquisa será coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre-RS.
O HTLV também chamado de vírus linfotrópico da célula humana, é um vírus da mesma família do vírus da imunodeficiência humana (HIV), e age de forma similar, infectando as células T do corpo humano e é transmitido através do contato sexual, compartilhamento de agulhas e seringas, transfusão sanguínea e de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.
Módulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontam que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmam ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), cerca de 0,6% da população com 18 anos ou mais.
O estudo vai avaliar 32 mil parturientes entre 16 e 49 anos para estimar a prevalência do HTLV e outras IST's como: HIV, sífilis e hepatite B e C.
Eventos científicos como este são importantes para a troca de experiências entre os centros de saúde, para avaliar a prevalência de HTLV em nível municipal e nacional, além de compor informações para embasar as Políticas de Saúde.
Assessoria de imprensa
0 comentários:
Postar um comentário