A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira (27) uma operação de combate a extração ilegal de ouro em Área de Proteção Ambiental do Maranhão das Reentrâncias Maranhenses. A operação desta quarta teve como principal alvo os fazendeiros que residem na região.
Segundo a PF, durante a operação, um suspeito foi preso na cidade de Godofredo Viana, a 206 km de São Luís, depois que policiais federais encontrarem, em sua casa, armas de fogo e 415 gramas de ouro avaliado em R$ 127.209,95.
Foram cumpridos ainda, quatro mandados de busca e apreensão em Godofredo Viana e outros dois na capital, sendo cinco em domicílios, e um em toda a área do garimpo ilegal, que devido à enorme extensão, foi dividido em 12 zonas.
De acordo com a investigação, a PF descobriu que as pessoas envolvidas no garimpo ilegal estavam cobrando garimpeiros uma porcentagem no valor do ouro extraído na região. A Polícia Federal informou que um dos investigados já foi prefeito do município de Godofredo Viana, e é réu pela mesma prática dos crimes sob investigação, decorrente de outro inquérito policial.
Os investigados responderão pela prática de contrabando, receptação qualificada e diversos crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98, além do crime de usurpação de bens da União, por explorar sem autorização legal recurso mineral, bem pertencente à União, o que causa graves prejuízos aos cofres públicos, já que não é recolhido o tributo da Compensação Financeira pela Exploração Mineral.
Com informações do G1
0 comentários:
Postar um comentário