Na manhã desta sexta-feira (20) a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início ao projeto Educação Cidadã no Trânsito, promovendo uma série blitz educativas de trânsito. A primeira blitz educativa aconteceu na Rua Afonso Pena, centro comercial da cidade, e contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Eliane Figueiredo, servidores da secretaria, da Polícia Militar e Guarda Municipal.
A Secretária de Assistência Social, Eliane Figueiredo, acompanhou aos voluntários que abordavam os veículos e transeuntes, na distribuição de panfletos educativos com informações para segurança no trânsito, como direção segura, velocidade dentro dos limites sinalizados, uso de equipamentos para motociclistas, e dicas para segurança de condutores e pedestres.
“Nossa finalidade é uma educação melhor no trânsito. O que nós estamos fazendo hoje é conscientizar a população, pois as ocorrências fatais estão muito altas no trânsito. Então isso está nos preocupando muito, preocupou muito o prefeito Camilo Figueiredo. Então hoje, juntamente com ele, essa ação que nós estamos fazendo, entregando os folhetos educativos ilustrados onde informa tudo o que as pessoas podem fazer para termos um Natal feliz e uma virada de ano novo mais segura. Então é isso que eu peço à população. Isso aqui é só conscientizar a população do que eles podem fazer e podem deixar de fazer no trânsito. É um apelo que nós estamos fazendo para termos um trânsito mais seguro”, informou a Secretária.
De acordo com o prefeito Camilo Figueiredo, a ação é imprescindível para reduzir os casos de imprudência e acidentes no trânsito. O prefeito avaliou positivamente a forma como condutores receberam atentamente as instruções dos agentes e espera maior conscientização dos condutores e pedestres em Codó.
“Foi muito boa a receptividade dos condutores durante as abordagens nesta manhã. Esperamos conscientizar o maior número de usuários de nosso trânsito. Nós precisamos cuidar das pessoas e preservar suas vidas e de suas famílias. Por isso nos preocupamos em orientar cada cidadão sobre seus deveres e obrigações, porque o trânsito é responsabilidade de todos”, finalizou o prefeito.
Saiba mais sobre os números do trânsito em Codó
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) informa que em relação ao quantitativo de sinistros de trânsito fatais no Maranhão, foram contabilizados 1.136 casos em 2023 e de janeiro a abril de 2024: 352 casos.
No que se refere ao tipo de veículo envolvido em 2023, 840 sinistros fatais envolveram motocicletas, motonetas e ciclomotores, enquanto de janeiro a abril de 2024, 243 sinistros fatais envolveram motocicletas, motonetas e ciclomotores.
A respeito do registro de vítimas fatais, em 2023, foram contabilizados 1.191 óbitos decorrentes de sinistros de trânsito, sendo 872 envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores. De janeiro a abril de 2024, foram registrados 360 óbitos, sendo 248 referentes a sinistros com motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Por fim, informa que, até agosto de 2014, a frota total no Maranhão era de 1.301.920 veículos, sendo 8.541 ciclomotores, 649.297 motocicletas e 114.917 motonetas. Em agosto de 2024, a frota total no estado era de 2.232.758 veículos, sendo 12.832 ciclomotores, 1.082.327 motocicletas e 218.537 motonetas.
Fonte: Detran 03/09/2024
Asscom-PMC
0 comentários:
Postar um comentário