15/01/2025

Caxias registra primeiro caso de malária em 2025; paciente contraiu doença na Guiana Inglesa

O município de Caxias confirmou o primeiro caso de malária em 2025. O paciente é um homem de 20 anos que contraiu a doença durante sua estadia na Guiana Inglesa, nação localizada na costa da América do Sul. Segundo informações das autoridades de saúde, ele vivia em uma área de garimpo no país, onde acredita-se que tenha sido infectado.

Ao retornar para o Maranhão, o homem apresentou os sintomas característicos da malária e foi encaminhado ao laboratório da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias. Após a realização do teste da lâmina, foi confirmado o diagnóstico.

O paciente já iniciou o tratamento e está sendo monitorado de perto pelas equipes de saúde. Natanael Reis, diretor da UVZ de Caxias, destacou as medidas adotadas para evitar a transmissão da doença para mosquitos Anopheles, vetores da malária.

“Vamos ter seis lâminas de verificação da cura, e nelas pode ser que ele tenha uma recaída ou mais de uma. Nós vamos estar sempre acompanhando o paciente para que ele não seja um portador em eficiência”, afirmou o diretor.

No ano de 2024, Caxias registrou três casos de malária. A doença, que é causada por parasitas do gênero Plasmodium e transmitida pela picada do mosquito Anopheles, tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a malária pode evoluir para formas graves se não for diagnosticada e tratada de maneira adequada.

Com informações do G1MA 


0 comentários:

Postar um comentário