O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a demolição das estruturas remanescentes da Ponte Juscelino Kubitschek, que desabou em 22 de dezembro de 2024, resultando em 14 mortes confirmadas. A demolição é parte do plano para a construção de uma nova estrutura, cuja ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (3).
A reconstrução, orçada em R$ 171,9 milhões, será realizada por um consórcio formado pelas empresas Gaspar S/A e Arteleste Construções. O prazo inicial para a conclusão da obra é de 12 meses. A nova ponte será 100 metros mais longa que a anterior, totalizando 630 metros de extensão, com um vão livre de 150 metros.
Além de maior extensão, a estrutura contará com melhorias significativas. Sua largura será de 19 metros, sete a mais que a ponte original, distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de três metros, duas barreiras de proteção do tipo New Jersey de 40 centímetros, dois passeios de 2,3 metros e guarda-corpos nas extremidades.
Enquanto o projeto avança, a Marinha do Brasil continua as buscas por possíveis vítimas no Rio Tocantins, após o desabamento que causou comoção na região. O desastre deixou 14 mortos e destacou a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura rodoviária brasileira.
A nova travessia, de acordo com o DNIT, será projetada para atender com mais segurança e eficiência ao tráfego entre os estados do Maranhão e Tocantins, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
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