03/02/2025

Restante da estrutura da ponte sobre o Rio Tocantins é implodida na BR-226

O que restou da estrutura da ponte Juscelino Kubitschek, que desabou no final de dezembro entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi implodida neste domingo (2), por volta das 14h. A demolição ocorreu por meio da técnica de "fogo controlado", que utiliza explosivos e calor intenso para fragmentar a construção.

O colapso da ponte, ocorrido no dia 29 de dezembro, deixou 14 mortos e três desaparecidos, além de interromper o tráfego na BR-226. A implosão deste domingo durou pouco mais de 10 segundos e derrubou a maior parte da estrutura, embora uma das colunas tenha permanecido de pé. A maior parte dos escombros caiu nas margens do Rio Tocantins.

A operação contou com um plano emergencial envolvendo Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as prefeituras de Aguiarnópolis e Estreito. Casas dentro do perímetro de segurança foram evacuadas antes da explosão, mas, segundo técnicos, nenhuma residência sofreu danos. O tráfego de veículos e embarcações também foi interditado temporariamente.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram utilizados 250 kg de explosivos na implosão. A estimativa é de que 14 mil toneladas de concreto e ferragem precisem ser removidas do local.

A limpeza da área e do leito do Rio Tocantins ficará a cargo do consórcio contratado para a construção da nova ponte, prevista para ser concluída até o final deste ano.


0 comentários:

Postar um comentário