Pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão revoltados com a situação nas escolas municipais de Codó. Segundo denúncias, várias unidades de ensino estão mandando as crianças com autismo de volta para casa, alegando a falta de auxiliares de sala, profissionais essenciais para garantir o acompanhamento e a inclusão desses estudantes no ambiente escolar.
A ausência desses profissionais tem causado transtornos para as famílias, que se veem sem alternativa para garantir a educação de seus filhos. "Meu filho precisa do suporte de um auxiliar, e sem isso ele não consegue acompanhar as atividades. Hoje, simplesmente me ligaram da escola pedindo para ir buscá-lo porque não tinham ninguém para ajudá-lo", relata uma mãe indignada.
Descaso com a inclusão
A situação escancara a falta de planejamento e compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva. Segundo a legislação brasileira, alunos com deficiência têm direito ao acompanhamento de profissionais especializados para garantir o aprendizado em condições adequadas. No entanto, em Codó, a falta de contratação desses auxiliares está deixando diversas crianças sem aula, comprometendo o direito básico à educação.
Os pais cobram um posicionamento imediato da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Codó para resolver o problema. "Se não tem auxiliar, então a gestão precisa contratar. Não dá para simplesmente mandar as crianças para casa e fingir que está tudo bem", desabafa outro responsável.
Enquanto a prefeitura não toma providências, alunos com autismo seguem sendo impedidos de frequentar a escola, e os pais continuam enfrentando dificuldades para garantir que seus filhos recebam a educação a que têm direito.
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