O governador Carlos Brandão assinou, nesta segunda-feira (7), um contrato no valor de R$ 45 milhões que será destinado à ampliação e modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O recurso foi viabilizado por meio do Fundo Amazônia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O investimento possibilitará a criação de sete novas unidades do CBMMA, fortalecendo a presença da corporação em diversas regiões do estado e ampliando as ações de prevenção e combate a incêndios, especialmente em áreas de floresta.
“Depois de três anos de luta e apresentação do projeto ao BNDES, nós assinamos esse convênio. É um momento histórico para a preservação das florestas e o combate aos incêndios. Estamos construindo uma nova sede, vamos realizar concurso público para aumentar o efetivo e fortalecer ainda mais o trabalho da nossa corporação, que já é referência”, afirmou o governador Carlos Brandão.
Representando a ministra Marina Silva, o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, também assinou o contrato e destacou a importância da medida para dar respostas mais rápidas e eficazes aos focos de incêndio.
“Estados com equipes descentralizadas conseguem atuar com mais rapidez. Esse investimento se soma aos esforços do governo federal para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas com ações coordenadas e estruturadas”, pontuou Capobianco.
A cerimônia de assinatura contou ainda com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; da secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flavia Franco; da representante do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho; e do coronel Wellington Reis, representando o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.
0 comentários:
Postar um comentário